Tudo para acadêmicos, pacientes e para quem tem vontade de aprender.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Benefícios da Corrida (exercício aeróbico)

Uma atividade física bem feita é fundamental para a boa saúde do seu praticante, especialmente as corridas de longa distancia dentro de um processo aeróbio adequado, já que promovem condicionamento de uma forma bem agradável.
Dentro das articulações existe um líquido chamado liquido sinovial, o qual é melhor produzido com o movimento. Funciona como lubrificante, assim como um óleo para uma dobradiça.
A corrida de longa distancia diminui as taxas sangüíneas de mau colesterol (LDL) e estimula a produção do bom colesterol (HDL). Fortalece ossos prevenindo osteoporose (por ter impacto). Ajuda a controlar o estresse, torna o sono mais agradável e diminui a ansiedade dentre vários outros benefícios.
O organismo melhor condicionado, melhor oxigenado permite uma vascularização do cérebro muito mais eficiente e por conseqüência aumentando o grau de agilidade do raciocínio e sua função intelectual, levando a um melhor desempenho nas tarefas e atividades que exigem discernimento, reflexão, análise e solução de problemas, maior agilidade para tomadas de decisão. Além disso o individuo praticante da corrida de longa distancia esta adquirindo longevidade, conseqüentemente uma saúde diferenciada.
Como disse na primeira postagem desse blog, não podemos ficar parados. 



A corrida é um exercício de impacto, e deve ser praticado com cautela.
Não é recomendável para quem tem desgaste ósseo, mas temos uma alternativa. Corrida dentro da piscina, isso mesmo! o grau de impacto dentro da água em muito menor então pode ser feito acompanhado por seu fisioterapeuta.
E lembrem-se tudo que é demais, sobra.
Um tempo recomendável para se praticar esse exercício que para uns é uma tortura, e para outros um prazer (como para Tião - meu tio emprestado) é de aproximadamente 20 minutos a 1 hora, no máximo, e intervalos constantes para quem quer fazer por mais tempo.
Lembrem sempre, saúde em primeiro lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário